Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresenta o Plano Municipal Decenal da Criança e do A
- panoramaurbano2014
- 5 de dez. de 2014
- 3 min de leitura
Um seminário foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no último dia 03, para a divulgação do Plano Municipal Decenal da Criança e do Adolescente. O objetivo do Plano é a implementação de políticas públicas que concretizem os direitos humanos das crianças e dos adolescentes, traçando estratégias pelos próximos 10 anos no município.
A secretária de desenvolvimento social iniciou o seminário agradecendo a todos que participaram desse processo. Para ela nesses dois anos de governo já têm muitos motivos se orgulhar. “Podemos nos orgulhar de diversos avanços e conquistas. Se tratando de criança e adolescente já realizamos várias ações, como a campanha de combate a violência e a campanha contra o trabalho infantil. Vamos fazer de tudo para que esse plano decenal saia do papel. Nosso objetivo é a proteção integral das nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária
Segundo a juíza da Vara de Infância e Juventude, Viviane Tovar, é muito importante a participação da sociedade e o envolvimento por um objetivo comum. A Juíza também parabenizou a prefeitura pela iniciativa e pela ótima estrutura que o município tem. “Estamos falando do futuro do município, precisamos trabalhar em conjunto. Nesse período de 1 ano que estou na comarca de Nilópolis vi muita coisa boa acontecer e vejo que os abrigos tem uma ótima estrutura para receber as crianças. É uma das melhores da Baixada Fluminense e precisamos aproveitar isso”, destacou a Juíza.
O Prefeito, Alessandro Calazans, também participou do seminário e comentou sobre a situação dos menores que ficavam pelo calçadão e o que pode ser feito para que a situação seja resolvida. “Muitas pessoas me abordam pelas ruas e me dão sugestões absurdas, do tipo juntar todos os menores e sumir com eles, levar pra outro município. A gente tem que entender que a criança não é o problema, geralmente é a família. Pra conseguir resgatar a criança precisamos dar suporte à família também. Eu conheço cada uma dessas crianças que circulam por aqui e estou me empenhando para oferecer o melhor, deixar os abrigos o mais ideal possível”, explicou o prefeito.
Ele também destacou o programa Prefeito Amigo da Criança, que mobiliza os prefeitos para que se comprometam a desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e garantam recursos no orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.
“Conheci o programa num das viagens que fiz a Brasília e resolvi participar. O objetivo é conseguir cumprir todas as metas para no final da gestão ganhar o Selo Prefeito Amigo da Criança, que poucos municípios têm. Mas, dede o início a minha ideia, independente de selo, era elaborar estratégias para oferecer a melhor política pública para todas as crianças e adolescentes do município”, afirmou Calazans.
Foto: Divulgação

A promotora de Justiça, Carla Leite, parabenizou a atuação do prefeito Alessandro Calazans e a secretária de desenvolvimento social, Erika Calazans, pelo grande empenho durante a gestão. “Eu sou testemunha que a Prefeitura Municipal de Nilópolis está se esforçando nessa questão da área da criança e do adolescente. Nós temos nos reunido sempre e vários assuntos que são cobrados, como a estrutura do conselho tutelar, estrutura dos abrigos, estrutura do CREAS. Eu fiquei muito feliz quando vi que uma equipe da prefeitura estava medindo a área do abrigo municipal, o Conselho Tutelar e um espaço que ficou definido como um possível espaço do CREAS. Eu sei como é difícil achar imóvel em Nilópolis, mas a Érika Calazans é uma pessoa que “corre atrás”, procura os imóveis, me liga para visitarmos juntos. Se cada um fizer a sua função trabalhando em conjunto conseguimos avanços”, destacou a promotora.
A promotora também agradeceu o empenho do Conselho Tutelar e elogiou a nova formação do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O prefeito, a juíza Viviane Tovar a promotora Carla Leite responderam perguntas sobre o assunto e esclareceram dúvidas do público presente. Muitas das perguntas foram feitas por crianças, o que mostrou o interesse delas pela questão em pauta.
A segunda parte do seminário contou com a participação de Marisa Chaves de Souza, coordenadora geral dos núcleos de atendimento à criança e ao adolescente, vítimas de maus tratos de São Gonçalo, Niterói e Araruama. A coordenadora também respondeu as perguntas do público.
O seminário contou com a participação dos integrantes do CMDCA e a presidente, Ana Freitas; Conselheiros do Conselho Tutelar; alunos da Escola Municipal de Música fizeram uma emocionante apresentação de violino e teve também apresentação de flauta doce com os professores Raphael Bainhese e Márcia Braier.
Para Érika Calazans o Plano Municipal é o início de uma nova caminhada na luta contra a violência infantil no município. “Após a aprovação do plano pelo conselho da criança e do adolescente e dos vereadores de Nilópolis nós teremos um instrumento fundamental para defender as crianças do nosso município”, finalizou a secretária de desenvolvimento Social.
Fonte: Prefeitura de Nilópolis
Comments